terça-feira, 29 de novembro de 2011

Blogs! O que isso, afinal?

Compreendendo blogs como páginas virtuais, onde um indivíduo pode ter total ou parcial controle das informações postadas, podemos perceber a sua importância em meio digital. Nos últimos anos, é crescente o número de usuários dessa nova ferramenta como meio de divulgação de idéias. Os usos são diversos vão desde assuntos pessoais - diários eletrônicos a assuntos populares relacionados à saúde, educação, meio ambiente, economia, política, cultura, entre outros.

Como educadores reconhecemos a potencialidade desta ferramenta. No projeto denominado “Tecnologias da informação como meio de produção e divulgação de idéias” que esta sendo realizado com alunos do 8° e 9° ano, foi criado o blog “Discussão em Rede” para que os educandos possam aprender a utilizar e ao mesmo tempo interagir entre se. Esta também é uma forma de mostrar que suas idéias são importantes e que precisam ser divulgadas. Essa iniciativa foi baseada em blogs que trazem a mesma proposta como o da Professora Ana Margô Montovani.

Blogs interessante...


http://www.bloginfoedu.blogspot.com/

Tecnologias da informação como meio de produção e divulgação de idéias


Diante do mundo globalizado, são visíveis as mudanças ocasionadas pela inserção das tecnologias na vida cotidiana dos indivíduos. No decorrer do século XX, o surgimento do computado e da internet revolucionaram o mundo, dando início a mais uma fase do processo de globalização. Esse fenômeno gera até os dias atuais, transformações sócio-espaciais a nível global. No entanto, vale ressaltar que essas mudanças não ocorrem de forma homogenia o que acaba gerando diversos impactos na vida social dos indivíduos.
Quanto a sua inserção no sistema educacional, o uso das tecnologias da informação se deu de forma lenta, porém percebe-se que a informática vem adquirindo cada vez mais relevância nesse cenário. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e os impactos por elas provocados no meio social vem aumentando de forma rápida. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente às novas tecnologias da informação, vale ressaltar que esta tem provocado impactos na vida social dos educandos.
Desta forma, nosso grupo buscará a partir do tema gerador desenvolver o projeto “Tecnologias da informação como meio de produção e divulgação de idéias”. Com o intuito de despertar nos educando uma postura ética, pautada na formação crítica e autônoma quanto ao uso das tecnologias da informação, contribuindo diretamente para formação social destes. Tais ações tornam-se fundamentais diante da complexidade que vivemos hoje, rodeados de informações e tecnologias de todos os tipos, onde os jovens, na maioria das vezes, não conseguem perceber a influência, ou mesmo aproveitar, esses recursos tornando-se refém das mesmas.
Para isso realizaremos uma pesquisa por amostragem e o desenvolvimento de oficinas educativas voltadas ao uso das tecnologias.

Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede






Estamos diante de um mundo digital, porém com grande parcela da nossa sociedade ainda excluída desse processo.

A internet como meio de “disseminação e divulgação ou ainda de colaboração e interação entre indivíduos” tem proporcionado o acesso as mais diversas informações. No entanto, para que a “escola da cibercultura possa se torna o espaço de todas as vozes, todas as falas e todos os textos” nossos educandos, e por que não os educadores, precisam ser mais bem instruídos quanto ao seu uso. O curso de introdução a educação digital é um ótimo começo para quem deseja conhecer e saber usar melhor esta ferramenta.

Quanto a pesquisa na internet, esta é um meio importante e agradável de levar os educandos a ter prazer em conhecer. Diferente de uma folha impressa, podemos descobrir o mundo em um clique. Porém, muitas vezes nos sentimos perdidos em meio ao turbilhão de informações que temos ao nosso alcance. Definir estratégias básicas de pesquisa, palavras chaves, detalhar e definir melhor as informações que queremos buscar, talvez seja o melhor caminho para não se perder.

Todavia precisamos ter cuidado, pois a internet guarda alguns perigos. Sites indesejados que aparecem do nada, links que chamam a nossa atenção, anúncios que nos deixam com os olhos brilhando. Cuidado! Pode ser ai que mora o perigo: vírus. Quem nunca escutou falar neles?

Fazer um download de um arquivo infectado é colocar em risco toda a sua biblioteca digital. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados: usar antivírus, hoje existe uma lista imensa de programa de proteção digital, os quais minimizam os danos provocados pelos Hackers de computador; identificar a fonte das informações coletas, etc. Na sala de aula, é interessante que o educador sugira aos educandos site por meio dos quais se possam fazer pesquisas seguras e confiáveis, auxiliando a nortear a busca das informações desejadas.